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Ora viva!
Sei que o assunto do momento é inevitavelmente o Covid-19, mas não devemos descurar o que é igualmente importante, ainda mais durante este período de isolamento.


Confesso não ser tão fã do facebook, pelo menos tanto quanto era há uns anos, porque sinto que se tornou um espaço tóxico, onde toda a gente debita tudo aquilo que deseja, sem qualquer filtro, nomeadamente opiniões que mexem com a liberdade de outros.
Mas, com a réstia de esperança que ainda me resta, acabei por encontrar dois grupos que neste momento dão uma ajuda a quem possa ter dificuldades em obter consultas de psicologia, seja por questões financeiras ou por, claro, nos encontrarmos em quarentena e alguns consultórios terem fechado.
Os profissionais de saúde, neste caso, os psicólogos são mesmo bastante prestáveis. Para quem prefere continuar com o seu terapeuta, aconselho a contactarem o mesmo, perguntando se há a possibilidade de ser por videochamada ou por escrita.

Seguem os links para os grupos mencionados, abaixo:
Apoio Psicológico (dado por profissionais de Saúde) Covid-19.
Apoio Psicológico Covid-19

Nestes momentos, é maravilhoso como a solidariedade das pessoas vem ao de cima. Fiquei e ainda estou surpreendida de forma positiva em como a saúde mental tem vindo a ser falada cada vez mais, quer em programas televisivos, quer por pessoas conhecidas do público. 

Outra sugestão: Lives do instagram do Bruno Nogueira (@corpodormente). Todos os dias da semana, excepto ao sábado e domingo, ele faz lives, mais ou menos a partir das 22:30h, em conjunto com outras pessoas: Nuno Markl (com o seu número de karaoke), Salvador Martinha, João Manzarra, Nuno Lopes e Jéssica Athayde são alguns dos nomes.

No final somos brindados com o Filipe Melo a tocar piano, como que a embalar-nos para uma boa noite de sono. 
É sempre bastante engraçado. E por vezes, em dias menos bons, é o momento alto do meu dia. Aconselho mesmo a darem uma vista de olhos!

publicado às 20:28

Ora viva!

Como já todos devem saber, vivem-se agora tempos conturbados com a pandemia do Covid-19, tendo-se tornado a Europa o epicentro da mesma.

Como medida preventiva, é recomendada a quarentena. Então e agora? Como podemos ocupar a nossa mente e tempo?

Para quem sofre de ansiedade, depressão, entre outros monstrinhos mentais, torna-se uma tarefa mais complicada.
No entanto, existem actividades que podemos exercer de forma a atenuar os sintomas de um isolamento prolongado.

Vivemos numa época, apesar de tudo, muito facilitadora, no sentido em que temos o acesso à tecnologia na ponta dos nossos dedos. Podemos agora organizar chamadas de grupo, de forma a matar as saudades e de nos mantermos perto uns dos outros. Falar daquilo que nos atormenta, de como nos sentimos e de formas de contornar isso são bons temas de conversa. Agora, mais do que nunca, temos de nos mostrar empáticos e solidários uns com os outros.

  • Jogos online - existe toda uma panóplia de jogos online com a opção de multi-jogador, para os mais variados gostos. Eu sou suspeita e por isso, aconselho Hearthstone e Town of Salem.

  • Jogos em família, sendo eles de tabuleiro, cartas, etc.
  • Aproveitar para fazer aquelas tarefas domésticas que por muito chatas que sejam, têm de ser feitas e que possam ter vindo a ser adiadas. Para quem sofre de depressão e possa ter os famosos sintomas de falta de energia, não se devem martirizar por fazer as coisas de forma gradual. Cada passo que dermos para chegarmos ao nosso objetivo, por muito pequeno que seja, deve ser sempre considerado uma vitória.

  • Colocar as séries e os filmes em dia para além de ser divertido, confere-nos a sensação de que o tempo passa mais depressa.

  • Para quem gosta de ler, agora é a altura mais que conveniente para colocar a leitura em dia.

  • Escrever para nos libertarmos um pouco da tensão que vamos acumulando também é, decerto, uma óptima estratégia.

  • Pratiquem algum tipo de exercício físico por casa e tenham uma alimentação equilibrada, assim como bons hábitos de sono.

Sei que a exposure é extremamente importante para qualquer pessoa, mas mais vital ainda para quem necessita de fazer a manutenção do seu bem-estar. No entanto, evitem ao máximo sair à rua. E mesmo que saiam, (tendo em conta que saem apenas em situações de força maior) façam-no tomando as devidas precauções recomendadas pela DGS.

Devemos todos ser responsáveis por nós e pelos outros. Não sabemos das fragilidades físicas ou mentais que cada um de nós tem, mas sabemos que há medidas preventivas que devem ser cumpridas.

 

Quero também deixar presente que estou disponível pelo instagram, caso alguém precise de conversar.

 

Cuidem-se.

publicado às 11:22


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