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vox nihili

24
Dez17

Boas festas!

vox nihili

Passo por aqui para desejar umas boas festas a todos.

A quem liga muito ao Natal, força! Espalhem toda a energia que têm contida nesses vossos corações natalícios.

Para quem não liga tanto, deixem-se contagiar por essa mesma energia e divirtam-se da forma como acharem melhor.

 

Boas festas!

 

 

 

 

04
Dez17

Respirando melhor!

vox nihili

Voltei!

Precisava mesmo de umas semanas para respirar um bocadinho. Agradeço desde já a quem me deixou comentários no post anterior. Foram mesmo muito queridos e consegui sentir o vosso apoio. Muito obrigada! 

Tal como prometi há uns meses, vou hoje aprofundar o assunto da respiração diafragmática!

 

Como qualquer outro exercício, pode não funcionar com toda a gente. Querendo frisar que apesar disso, há sempre muitos exercícios diversificados para toda a gente.

Gosto muito de utilizar este por ser um tanto discreto. Podemos fazer em casa, nos transportes públicos, na rua, no café, enfim... onde quer que seja que precisemos. Recomendaram-me que o fizesse antes de deitar e antes de sair de casa. Repetem-se as vezes que forem necessárias, claro.

 

Indo agora ao que interessa...

(http://ataquedepanico.com.br/wp-content/uploads/2016/02/respirao5.jpg)

 

1º Passo: Sentar ou deitar de barriga para cima, numa posição confortável com as mãos sobre a barriga. 

2º Passo: Inspiração - Inspirar pelo nariz, devagar, de forma a que se sinta a barriga a "encher como um balão", ou seja, sentindo que estamos a utilizar toda a capacidade dos pulmões.

*Curiosidade: Aprendi que nós, adultos, respiramos mal, devido ao ritmo de vida acelerado que temos. Se repararem nos bebés, as suas barrigas aumentam de volume e diminuem, que é basicamente o que deveríamos fazer, se respírassemos da forma mais adequada.

3º Passo: Expiração - Expirar pela boca, devagar, de forma a que se sinta a barriga diminuir de volume.

 

Repetir por 5 minutos ou por 10 vezes.

 

É importante referir que é normal que sintamos tonturas ou sono. É normal, tendo em conta que estamos a respirar de uma maneira que não nos é tão familiar e por estarmos bem mais relaxados. 

Ensinaram-me que deveria contar até 3 ou 4 durante a inspiração e a expiração, mas só não indiquei por achar que acaba por nos fazer ficar preocupados com o facto de estarmos ou não a fazer "according to the book". Devemos fazê-lo como nos sentirmos melhor, sendo que nas primeiras vezes podemos não conseguir fazer esta respiração. Tal como tudo, somos animais de hábitos e devemos ir praticando. Com a experiência, vamos conseguindo mais e melhor. 

Se alguém entretanto fizer este exercício, gostava que deixasse o seu feedback nos comentários!  

 

 

*Sou muito leiga nestes assuntos, tudo o que escrevi aqui foi-me ensinado por uma psicóloga.